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A História do Popping, Breaking e Locking

18/02/2011 14:17

 

 

 

 



Robot King Tut, Espantalho… são alguns dos movimentos característicos da dança que cresceu a partir da tradição de um estilo de dança conhecido como ‘boogaloo elétrico’. Boogaloo elétrico inclui o popping, um estilo de dança em que o bailarino contrai seus músculos para criar um empurrão no corpo, muitas vezes, pulsando no ritmo da música. Hoje, vemos em todos os lugares, como as batalhas de dança de rua. No entanto, popping é muitas vezes misturado com outro estilo de funk ou de dança de rua para adicionar variação durante uma batalha de movimentos. Quando é feito com popping locking, ou um outro estilo funk, é mais precisamente chamado de pop-locking.

Técnica

Desde que o popping é feito muitas vezes em batalhas, os dançarinos ao longo de décadas têm criado formas de tornar os movimentos mais impressionantes, de modo a superar seus adversários. O resultado foi uma série de habilidades ilusórias que os bailarinos vão dominando.

No começo

Em 1976, Sam Salomão de Fresno, Califórnia, mais conhecido como Boogaloo Sam, fundou um grupo de dança chamado The Electric Boogaloos. O Boogaloos era especializado em uma série de movimentos que Sam tinha aperfeiçoado. Inspirado por um outro grupo chamado The Lockers, Sam utilizou os movimentos de Chubby Checker, James Brown, e de desenhos animados para criar um estilo extravagante e impressionante da dança. Seu estilo foi finalmente constituído por duas partes: Boogaloo, que combina ângulos agudos com movimentos fluidos e isolamentos, e popping. Estes dois tipos de dança compõem o boogaloo elétrico. Embora muitos argumentavam que robotizar os movimentos já estava sendo feito nas ruas em 1960, a maioria concorda que foi Sam e o Boogaloos que aperfeiçoou e popularizou estas danças.

Aperfeiçoamento

Às vezes, todos os estilos de funk dos anos 70 são referidos coletivamente como “popping”. Tecnicamente, isso é incorreto. Popping é a dança específica em que o corpo é feito de pop, ou corpo de forma rápida e regular, como se eles estivessem em câmera lenta e a cada mudança de movimento tomassem um choque. Isto cria o efeito de uma luz estroboscópica sobre o dançarino.

Popping Hoje

Além de Boogaloo Sam, muitos poppers ganharam fama no mundo da dança. Estes incluem ‘Boppin”Andre Diamond, Boogaloo Shrimp’ Michael ‘Chambers, Sr. Stefan’ Clemente Wiggles ‘, Poppin Nam”’Hyon Joon e ‘David’ Bernal. Estes bailarinos continuam a fazer aparições, dançam antes das audiências, e competições. O Popping continua florescendo na cena das batalhas,, normalmente patrocinadas por clubes de dança locais ou poppers profissionais. As batalhas são sempre são revolucionárias por novos bailarinos que colocam sua própria rotação sobre as técnicas tradicionais do popping. Passos como o tradicional robô ou o moonwalk, que são hoje universalmente famosos, começaram a evoluir nessas competições.

BBOYING (TOP ROCK, FOOTWORK, FREEZE, POWER)

Este é um tema que deve ser dividido em três distintas gerações, para compreender completamente a história desta dança.
Pesquisando a história do bboy, descobri que havia muitos nomes sendo atiradas ao redor como sendo os pais dessa dança, mas os nomes que eu colocaria aqui seria “THE NIGGA TWINS”. Mas quando se refere ao verdadeiro movimentos que se tornou a fundação desta dança, os nomes que constantemente surgem, são grupos como “CRAZY COMMANDERS”, e “SAL SOUL”. Eu encontrei-me tal como todos os outros bboys que procuram por historia, muito confuso. Mas só até o evento que teve em Ohio 10-11 setembro de 1999. Neste painel de discussão finalmente tivemos a oportunidade de trazer THE NIGGA TWINS, também BBOYS TRAC 2, e JoJo. Dois conjuntos de bboys que representam duas gerações diferentes, e devo dizer de que fogos de artifício estavam estourando na sala naquele dia, mas no final, quando a fumaça clareou eu era capaz de arranhar até esta repartição, que ainda é baseado em meus pensamentos sobre o que aconteceu entre estas duas gerações de bboying. Então eu vou tentar fazer isso dividindo a história do BBOY no “Começo dos Anos 70″, “Meados dos anos 70″, e “Anos 80″.

INICIO DOS ANOS 70 – “A Criação e As Blue Prints”

Agora, antes de eu chegar a este ponto, há uma questão importante que precisa ser esclarecida. Durante o início dos anos 70 os bboys originais eram principalmente todos Afro Americanos. No Bronx, tivemos uma mistura de negros e latinos que viviam no mesmo bairro, mas havia duas subculturas ao mesmo tempo. Enquanto os jovens Afro Americanos ouviam mais James Brown, a maioria dos latinos eram mais por dentro da salsa e uma dança chamada Uprocking que se tornou famosa no Brooklyn NYC. Então, eu vou quebrar os dois estilos de dança. (estes dois estilos e suas histórias ainda estão sendo investigadas, e eu ainda estou procurando mais informações).

BBOY

WQuando eu finalmente consegui encontrar os NIGGA TWINS (Keith e Kevin), a primeira coisa que perguntei a eles foi quem teria sido o primeiro bboy? e o primeiro nome que foi mencionado “James Brown”. Eles sentiam que James definia o ritmo da dança que eles faziam, e examinando o que fizeram durante aquela era, há alguma verdade nisso. Você vê os Bboys originais do início dos anos 70 , eles não dançam da mesma forma que estavam dançando em meados dos anos 70. E se você perguntar o que eles acham dos bboys a partir de meados dos anos 70, eles vão em linha reta da orelha até dizer “é legal, mas não é bboying”. que para bboys como os gêmeos considerar bboying é um estilo e fundamentos totalmente diferente de “Top Rock, Footwork, e Freezes”, fundamentos que ensinamos hoje. Existem muitas verdades para desvendar sobre bboys. Então vamos começar com o nome. O nome de “BBOY” realmente não foi o nome de cada criança que “quebra”, porém uma frase real usada pelo pai de HIP HOP “DJ Kool Herc”. BBOY a palavra foi uma abreviação para “BREAK BOY” ou “dançarino”, e até mesmo “BRONX BOY”. um dançarino que dança no BREAK BEAT. HERC deu este nome a um grupo dançarinos daquela época que estavam dando show em suas festas. Dançarinos como:

KLARK KEN
THE AMAZING BOBO
JAMES BOND
SAU SAU
TRICKSY
THE NIGGA TWINS
EL DORADO MIKE
e mais

Estes dançarinos estavam entre os mais respeitados bboys no Bronx nos anos 70, e eles eram chamados de bboys. Pra eles a palavra BBOY era o nome dessa específica crew. Como esta palavra se tornou um titulo pra dança? Meu palpite seria que essa palavra seria uma legenda desses dançarinos que eventualmente carregariam a palavra BBOY pra representar essa dança para todos os jovens e até os dançarinos das próximas geracões. Na minha experiência como um jovem dançarino de HIP HOP em 1976, a palavra BBOY foi dada a qualquer pessoa que estava quebrando no momento. Mas de qualquer forma, nós aceitamos este nome e até hoje ainda é o melhor termo descritivo para a dança. Embora houvesse muitas expressões durante a década de 70 que as pessoas usavam para descrever as ações do breaking”. Termos como “GO OFF” era popular para dizer a alguém para dançar. Mas é claro que tais frases eram apenas uma expressão diferente de frases como “Get Down” ou “CUT UP”. esses termos foram usados pela multidão para pedir para os dançarinos darem seus shows. Mas não eram nomes de uma dança.

Agora vamos aos moves. De volta no tempo dos gêmeos. Eles nunca fizeram o “HEAD SPIN” ou “BACK SPIN”, ou ” CHAIR FREEZE “. Esses movimentos vieram na geração seguinte. Os Bboys originais faziam mais moves como: “Sling Shot “, “The Frankenstein”, e “O Drácula” danças que eram mais pro shuffle, e muito funky, e também faziam movimentos de chão semelhantes ao que Sammy Davis fazia, ou que os irmãos NICHOLAS fariam. E no estilo “top rock” (vertical dança), era totalmente diferente do que os bboys fazem hoje. Eles Parecem ter um estilo e fundamentos completamente diferentes para a dança. Mas o mais importante trunfo para o bboy era quando manipulavam a música e pegavam as frases. Melle Mel (a partir do MC 5 Furious),e Crazy Legs me contaram uma história sobre provavelmente o melhor bboy na época chamado “SAUSAU.” quando este brother dançava ele improvisava em tudo, na música, com a multidão, e até mesmo com os objetos ao seu redor. Teve uma vez que ele começou a dar seu show na porta da festa e acabou em uma árvore do lado de fora. Embora esta geração de bboys não faziam os fundamentos básicos que conhecemos hoje, o ” Six step”, o “baby freeze” e assim por diante, criaram a forma original que acabaria por evoluir para o Breakin de hoje.

MEADOS DOS ANOS 70 – “O nível seguinte”

Dj CHARLIE foi se tornando um Dj porto-riquenho bem conhecido da cena hip hop, e sua eventual formação da equipe MC (grupo de rap) A Cold Crush 4, fez seu nome ficasse conhecido nos guetos de Nova Iorque. E junto com ele estavam os jovens bboys Latinos. E com isso veio uma nova geração de Bboys, em meados dos anos 70 tinham crews de todo tipo, Afro Americanos, latinos, e havia também grupos que foram misturados com os dois. Rapidamente esta nova geração de bboys começaram a dominar tudo. Bboys como:

  • POW WOW
  • BEAVER
  • ROB SPY
  • SUNDANCE
  • BOS
  • JOJO (SPIDERMAN)
  • TRAC 2
  • MONGO
  • OFF
  • VINNIE
  • SPIVEY
  • CADILAC MEL
  • WEEBLE ROCK
  • BLUE EYES
  • JOEY
  • e um jovem Crazy Legs
  • e muitos mais.

e havia grupos como:

  • ZULU KINGS
  • CRAZY COMANDERS
  • TDK
  • SAL SOUL CREW
  • 7DS
  • TBB (The Bronx Boys)
  • MASTA PLANS
  • FANTASTIC FOUR
  • ROCK STEADY
  • e muito mais.

Essas equipes também foram misturadas com os latinos e os jovens afro americanos . E com estes jovens latinos veio um novo no mundo BBOYS. Um estilo mais SALSA foi adicionado no estilo já estabelecido BBOY. Mais ainda o estilo Uprocking foi misturado com o estilo BBOY , TOP ROCKING, mesmo os dois estilos de danças verticais terem sua própria história e flava, existem passos similares utilizados por bboys durante este período. E com tanta comunidades de primos, rachando entre si, e dançando lado a lado, começaram a surgir passos como:

O BABY FREEZE
O CHAIR FREEZE
SWIPES
ONE SHOT HEAD SPINS/DRILLS
TRACKS
CC LONG FOOTWORK / THE 6 STEP
THE 4 STEP
BABY BRIDGES
THE NECK MOVE and the BUT SPIN (which eventually led to the back spin)

ANOS 80 -”A era do power move”

Durante o início dos anos 80 o BREAKING ainda era considerado velho, mas ainda havia sinais em toda NYC e em outros bairros. Um jovem BBOY chamado Crazy Legs do Bronx mudou-se mais perto de Manhattan e começou a ir lá mais vezes até que ele finalmente se encontrou com um BBOY chamado FROSTY FREEZE. Frosty Freeze , apresentou Crazy Legs para outros jovens bboys da área, na rua 98 com Amsterdã em Manhattan. Imediatamente Crazy Legs começou a rachar e dançar com esses jovens e eventualmente recebeu a bênção de um dos líderes da Rock Steady Crew do Bronx, para iniciar um capítulo em Manhattan. Então Crazy Legs começou a recrutar membros de ambas as áreas, Bronx e Manhattan, como:

  • KEN SWIFT
  • FROSTY FREEZE
  • RIP 7
  • TAKE ONE
  • TY FLY
  • LIL CRAZY LEGS
  • MR FREEZE
  • BUCK 4 (R.I.P.)
  • KURIAKI (R.I.P.)
  • DOZE
  • KIPPY DEE /RASHAWN (R.I.P.)
  • e os meninos boogie (termo incorreto de Nova York para poppers)
  • KING KIETH
  • RAVI
  • KIPPY DEE
  • MR WIGGLES
  • FABEL
  • ELECTRIC COMPANY CREW (do bronx)

Rock Stead Crew começou a viajar e rachar contra crews dos 5 cantos. Outra Crew de BBOY surgiu e começou a competir também. Crews como:

FLOORMASTERS (Bronx)
DYNAMIC ROCKERS (Queens)
INCREDIBLE BREAKERS (lower east side Manhattan)
e muitos outros.

RockSteady Crew foi batalhar a Dynamic Rockers no Lincoln Center, em meados dos anos 80 que foi filmado e fez parte do famoso HIP HOP STYLE WARS documentário.
Nos anos 80, movimentos antigos foram levados para um outro nível, mais complicados e assim foram adicionados à dança.

A próxima geração de bboys pegou diferentes influências e começou a criar novos estilos.
Rock Steady Crew, DYNAMIC ROCKERS, New York City Breakers, Magnificent Force, Incredible Breakers, estavam todos no topo do jogo. Algumas crews trabalharam em grandes filmes, que ajudou na divulgação da dança em todo o mundo.

WILD STYLE: porROCK STEADY
FLASHDANCE: por ROCK STEADY CREW
BEAT STREET: por ROCK STEADY CREW, NYC BREAKERS eMAGNIFICENT FORCE
DELIVERY BOYS: por INCREDIBLE BREAKERS, e DYNAMIC ROCKERS

Os recém-chegados começaram a chegar e trazer novos movimentos surpreendentes para a dança, como:

  • AIR TRACKS
  • HEAD GLIDES
  • 2000’s
  • FLARES
  • ICEY ICE
  • KID FREEZE
  • FLIP ROCK
  • CHINO
  • BRIAN
  • KID FLOAT
  • FLIP ROCK
  • GERMAN
  • TINY
  • POWERFUL
  • FREDDIE FRESH
  • SIR SWIFT

 

LOCKING

O Loking surgiu no início dos anos 70, em Los Angeles, Califórnia, criado por Don Campbell que em 72 formou o grupo The Lockers, o primeiro grupo profissional de street dance na história. Claramente se vê no Locking a influência do Funk.Segundo Shabba-Doo (Ozone no filme Break Dance), membro do The Locking, existia um passo de Funk chamado Funky Chicken, e Don foi o primeiro a fazer um passo do estilo. Muitos passos foram adicionados, como por exemplo: movimentos de braços minuciosos, usando os cotovelos, mãos e dedos, e é claro muito Funk nos pés.

Os The Lockers, fizeram shows com James Brown, Pariament, Frank Sinatra, Funkadelie, e influenciaram muitos dançarinos pelo mundo. O Locking é a street dance mais antiga e mais clássica. Apesar de Don Campbell ser o criador, outros dançarinos deram sua contribuição para o Locking, como por exemplo, Scooby-Doo e Skeeter Rabbit que criaram passos que têm os seus nomes.História do Popping